Exemplo
Imagem em cima
Currículo



Formado na Escola Naval, Sandro é Capitão de Mar e Guerra da Reserva da Marinha do Brasil (MB), com mais de 30 anos de experiência e vasto conhecimento. É ainda Administrador de empresas com CRA-DF. Hoje, é fundador e Diretor Operacional da SM Salvage, onde vem atuando em diversas atividades.


No princípio da carreira trabalhou embarcado em navios da MB, nos quais exerceu cargos de Chefe de Máquinas e Imediato de navios. Foi ainda responsável pela logística de grandes Organizações Militares.


Devido ao seu desempenho, Sandro foi designado para ser instrutor e Encarregado (Diretor) do maior Centro de Instrução de Controle de Avarias e Salvamento de Navios da Marinha. Nessa posição, ele coordenou as atividades do Centro e ministrou aulas em diversos cursos, abrangendo controle de avarias, estabilidade de navios, primeiros socorros, combate a incêndios, proteção ambiental, sobrevivência no mar e salvamento de navios.


Sob sua liderança, conduziu com sucesso inúmeras operações de salvamento de embarcações brasileiras e estrangeiras, em mares e rios. Com a experiência, habilidades necessárias e capacidade de analisar e compilar dados recebidos de recursos materiais e pessoais, tornou-se um especialista reconhecido em logística e em técnicas de salvamento marítimo, sendo por 6 anos Oficial de Salvamento (Salvage Officer) da MB.


Teve oportunidade de exercer atividades estratégicas de alto nível como Gerente de grandes projetos , dentre eles, o de modernização dos Navios escoltas da MB. Serviu ainda no Estado-Maior da Armada (Brasília) e foi responsável pelo apoio logístico de Adidâncias (missões diplomáticas militares) brasileiras, espalhadas por 52 países ao redor do mundo.


A sólida formação acadêmica de Sandro, que inclui a graduação na Escola Naval, dois mestrados (um no Brasil, em Ciências Navais, e outro no exterior, em Direção Estratégica - Cidade do México), uma pós-graduação em Administração Empresarial pela COPPEAD-UFRJ e diversos cursos, proporcionou-lhe o embasamento teórico/acadêmico necessário para desempenhar com sucesso as funções mencionadas.


Com mais de 50 anos de idade, Sandro acumula uma ampla experiência profissional, conhecimento técnico, habilidades de liderança aprimoradas, e um pensamento crítico e estratégico desenvolvido.


Resumo Acadêmico/Cursos:


Formado pela Escola Naval, Bacharel em Ciências Navais. Oficial de superfície (navegação) com especialização em máquinas. Posteriormente, fez cursos de especialização e aperfeiçoamento em máquinas e manobra de navios. Possui dois mestrados, sendo um em Direção Estratégica, realizado na Escola de Guerra do México (ESG) – Cidade do México, e outro em Ciências Navais, na Escola de Guerra Naval (EGN) – Rio de Janeiro. Possui uma pós-graduação (especialização) em Administração Empresarial pela COPPEAD-UFRJ.


Resumo Profissional:


Diretor Operacional e Salvage Master da SM Salvage (Atual).


Oficial superior da Marinha do Brasil – “MB” (Capitão de Mar e Guerra), possuindo mais de dez anos de embarque nos Navios de Socorro e Salvamento da MB, acumulando quase 1.000 (mil) dias de mar. Nos navios, exerceu cargos de chefe de máquinas e Imediato.


Foi Responsável pela Logística dos Navios do Grupamento de Patrulha naval do Sudeste.


Foi instrutor e Encarregado (Diretor) do maior Centro de treinamento/adestramento (Cursos e treinamentos) da MB. Responsável por ministrar cursos para mais de 8.000 profissionais por ano, entre militares e civis brasileiros e estrangeiros. Dentre os cursos destacamos: Socorro e Salvamento de Navios; Sobrevivência no Mar; Combate a Incêndio; Primeiros Socorros, Controle de Avarias; e Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica.


Foi Oficial de Salvamento (Salvage Officer) da MB por 06 (seis) anos, sendo reconhecido como referência no assunto, acumulando diversos prêmios, elogios e menções honrosas pela condução/coordenação e supervisão de diversos salvamentos realizados (desencalhes, reboques, reflutuações, etc) de navios brasileiros e estrangeiros, em mares e rios, tais como: NM Hellenic Sea, no Rio Amazonas; Draga LaBelle, em Natal; Navio “Warao” (Marinha estrangeira), em Fortaleza; Fragata Niterói, em Arraial do Cabo; Fragata Bosísio, em Arraial do Cabo, etc.


Escreveu diversos artigos para revistas especializadas. Por sua experiência e conhecimento, por muitas vezes foi convidado para prestar esclarecimento em rede de televisão nacional (Rede Globo) sobre salvamento marítimo de navios e sobrevivência no mar.


Foi Gerente de grandes projetos da MB, com destaque ao de modernização das Fragatas brasileiras, navios mais importantes e complexos da Marinha. Atualmente, serve no Estado-Maior da Armada, em Brasília (EMA-BSB), exercendo a função de Encarregado dos Adidos (Diplomatas militares) Navais brasileiros no exterior, e estrangeiros no Brasil. É responsável por administrar e distribuir recursos financeiros e toda a logística para Adidâncias brasileiras, espalhadas em 52 países ao redor do mundo, e pelas tratativas com os Adidos estrangeiros de 50 países, no Brasil.


Formação e pós-graduação


Mestrado em Direção Estratégica






Pós-Graduação (Especialização em Gestão Empresarial)





Mestrado em Ciências Navais





Bacharel em Ciências Navais com Especialização em máquinas





Equivalência em Administração de empresas





Ensino Médio





Ensino Fundamental





Cargos e experiência profissional


SM Salvage



Estado Maior da Armada (EMA-BSB)



Diretoria Geral de Material da Marinha



Grupo de Controle de Avarias do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML-GruCAv)



Grupo de Controle de Avarias do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML-GruCAv)



Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste



Diversos Navios de Socorro e Salvamento da Marinha do Brasil













Contato